terça-feira, 30 de setembro de 2008

Campeonato Nacional XCM



Campeonato Nacional XCM

Rui Lavarinhas conquista título nacional.

Sandra Araújo vence vertente feminina.

O minhoto Rui Lavarinhas, campeão nacional de estrada em 2002, ganhou este fim-de-semana o título nacional de maratona BTT. Numa prova de todo-o-terreno disputada na Sertã, numa extensão de 76 quilómetros, o ciclista da Edatech/Meadelapeças/Petropneus superiorizou-se a toda a concorrência, deixando o segundo classificado, Tiago Ferreira (Clube BTT de Seia), a 4m18s. O pódio completou-se com José Silva (Team Bike Zone/Scott/ADA), que cumpriu a maratona gastando mais 5m31s do que o vencedor.

Rui Lavarinhas, 37 anos, fez este ano a passagem do ciclismo de estrada para o BTT, depois de na época passada competir pela equipa do Benfica. A estreia do vianense nos trilhos de montanha está a ser coroada de sucesso, pois, além da vitória no campeonato nacional, Rui Lavarinhas é um dos dois betetistas que estão a disputar o primeiro lugar na Taça de Portugal de Maratona. Nessa competição, Marco Sousa lidera com 150 pontos de avanço sobre Lavarinhas. Faltando ainda uma prova para fazer as contas finais, aqueles dois atletas mantêm possibilidades matemáticas de vencer a Taça.

O novo campeão nacional percorreu os 76 quilómetros em 3h02m30s, à média de 24,986 km/h. A prova desenrolou-se por caminhos de imensa beleza natural, que amenizaram as imensas dificuldades orográficas que os participantes encontraram pelo caminho. Alinharam à partida cerca de 150 betetistas, entre federados e não federados, com estes a competirem no escalão de promoção.

Se Rui Lavarinhas brilhou entre os homens, foi Sandra Araújo quem pedalou mais depressa entre as mulheres. A ciclista da equipa BTTrilhos chegou ao fim da maratona da Sertã em 3h44m25s, à média de 20,319 km/h. A segunda posição foi para Sónia Campos (Team Bike Zone/Scott/ADA), que gastou mais 5m39s do que a nova campeã nacional, mas que, com este resultado, ajudou a sua equipa a ganhar colectivamente a competição. O pódio feminino encerrou com a individual Andreia Moço, que precisou de mais 22m44s do que Sandra Araújo para terminar os 76 quilómetros.

Refira-se que tanto em masculinos como em femininos, os respectivos líderes da Taça de Portugal não obtiveram grandes resultados no campeonato. A líder das mulheres, Lia Seabra (Clube BTT de Seia) não concluiu a prova. Já o comandante dos homens, Marco Sousa (KTM/Turquel/Benebike) não foi além da oitava posição.

O melhor dos não federados foi Rodolfo Lopes, consagrado vencedor da classe de promoção, depois de cumprir os 76 quilómetros da maratona em 3h40m40s, à média de 20,665 km/h. O segundo lugar foi para Tiago Guimarães (Lobos do Pedal), a 4m51s, ao passo que Mário Vieira (Biciaventura), conseguiu o terceiro posto, com mais 5m18s do que Rodolfo Lopes.

Um comentário:

FRINXAS disse...

Olha o Zé..... No pódio. Para quando noutro sítio.... MAIS ALTO? Tens que começar a pensar nisso. Não vá aparecer por aí a segunda saga "Gamito".
Forte abraço