sexta-feira, 16 de maio de 2008

Jovem campeão irlandês vence abertura GP Rota dos Móveis

Nicolas Roche, campeão irlandês de contra-relógio venceu esta quinta-feira em Padrón, Espanha, ao sprint a 1ª etapa do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis. O corredor da Credit Agricole, filho do campeão do mundo Stefen Roche, impôs-se nos derradeiros metros da tirada que tinham ligeira inclinação e ganhou alguma vantagem ao companheiro de equipa Jeremy Hunt e a Francisco Pacheco (Barbot/Siper) respectivamente segundo e terceiro classificados. O primeiro grande grupo, cerca de 50 corredores foi cronometrado no final dos 156,9Km com o tempo do vencedor. Com a bonificação atribuída à chegada, Nicolas Roche envergou a primeira camisola amarela do “Rota dos Móveis” com quatro segundos de diferença à frente do britânico Jeremy Hunt. O jovem campeão irlandês de 23 anos, Nicolas Roche, disse no fim da etapa que chegou a este dia muito motivado. ”Foi uma etapa muito bonita e, ao mesmo tempo, difícil, mas nada perigosa, apesar da queda. A equipa trabalhou muito para mim, deram-me muitos conselhos e motivaram-me bastante. Estou há três semanas em boa forma e ainda não tinha conseguido ganhar qualquer etapa. Hoje, a dez quilómetros da chegada o meu colega Jeremy Hunt disse-me que era a minha oportunidade! É bom ter muitos corredores com experiência na equipa como o Ângelo Furlan que me dá muitos conselhos. Estou muito contente.”

Chuva e vento na Galiza
A etapa inaugural desta prova, a única que liga Portugal e Espanha, começou na emblemática Plaza Obradoiro, no centro histórico de Santiago de Compostela, com a evocação da memória de Bruno Neves, corredor falecido no último domingo durante uma competição em Amarante. Antes da partida simbólica dada por Celso Ferreira, presidente da Câmara de Paredes, principal entidade patrocinadora da competição, a caravana com a equipa LA/MSS à frente do pelotão respeitou um minuto de silêncio em homenagem a Bruno Neves. Alinharam à partida, em Santiago, 117 corredores das 15 equipas que estão representadas na terceira edição do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis.
Das várias movimentações registadas ao longo do dia, afectado pela chuva, pelo vento, pelo nevoeiro e por algum frio, sobretudo na passagem da montanha de 2ª categoria em Alto Paxareira, deve ser destacada a queda de vários corredores a pouco mais de 10 km da meta. Vários favoritos ao triunfo em Padrón ficaram irremediavelmente fora da discussão dos primeiros lugares. O grupo da queda chegou à meta com mais de 1 minutos e 30 segundos de atraso.
.
.
2ª Etapa leva Rota dos Móveis para Portugal
Esta sexta-feira o 3º Grande Prémio Internacional de Paredes Rota dos Móveis vai abandonar território espanhol e entrar em Portugal para percorrer a Rota dos Móveis. A caravana vai cumprir a segunda etapa que será a mais longa desta edição da prova com 182 Km. A partida será dada em Pontevedra seguindo a caravana em direcção à fronteira do norte de Portugal para chegar a Paredes, por volta das 15 horas.
("in Superciclismo")


José Azevedo caiu e criticou organização
Uma etapa competitiva acabou com um dilúvio de quedas em Padrón, já nos últimos 15 quilómetros. O preâmbulo galego do GP Paredes acabou assim, num dia de frio e chuva, com o espectáculo prejudicado e marcas nas pernas e bicicletas. Pelo menos dois favoritos - José Azevedo (Benfica) e Tiago Machado (Madeinox-Boavista), apostas à geral das respectivas equipas - foram vítimas e alcançaram a localidade galega com substancial atraso, respectivamente, 11m36s e 1m35s. Na lotaria que premiou os quilómetros finais, o melhor sob a intempérie foi o jovem irlândes Nicolas Roche (Crédit Agrícole), vencedor fácil de um sprint na qual o seu maior rival foi o colega de equipa Jeremy Hunt. O melhor português foi Filipe Cardoso (Liberty Seguros), na quinta posição. Na geral individual, Rui Costa (Benfica), líder da juventude, ocupa o quinto posto.A maior dificuldade da segunda etapa, entre Pontevedra e Paredes, manifesta-se na subida a Lustosa (3ª categoria), a 16 quilómetro do risco. A meta será na Rua 1º Dezembro, em Paredes, pelas 14h50.^

("in OJogo")



Nenhum comentário: