segunda-feira, 14 de abril de 2008

Manuel Cardoso bisa na consagração de Guerra

A quinta e última etapa da Volta ao Alentejo foi hoje conquistada por Manuel Cardoso (Liberty Seguros), que conseguiu dar assim um maior colorido à festa do companheiro de equipa Héctor Guerra, vencedor da classificação Geral Individual. O sprinter português destacou-se com impressionante à-vontade na empinada recta da meta, junto ao Templo Romano de Évora. Manuel Cardoso cumpriu os 186,2 quilómetros da jornada, com partida e chegada em Évora, em 4h21m03s, à média de 42,796 km/h. A última etapa não trouxe qualquer alteração em termos de classificação final, tendo Guerra sido secundado no pódio por David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira) e por Jackson Rodrigues (Serramenti PVC Diquigiovanni-Androni Giocatolli). Tiago Machado (Madeinox-Boavista), na quarta posição, foi o melhor português. Num dia em que o sol foi alternando com a chuva, a corrida foi alternando entre as fugas e o pelotão compacto. Numa veloz primeira hora de corrida, percorreram-se 45,3 quilómetros. Para isso muito contribuiram as escaramuças. Uma das quais, ao quilómetro 42 da etapa, isolou na frente da corrida um grupo de 12 ciclistas. Nenhum deles fazia perigar a liderança de Héctor Guerra, pelo que a escapada conseguiu chegar aos 6m40s de vantagem. No pelotão, o ritmo subiu ainda mais e a fuga seria totalmente anulada ao quilómetro 137. Daí até final, a emoção manteve-se acesa, havendo sucessivos ataques na frente do pelotão com as consequentes respostas do grande grupo, preparando-se tudo para uma chegada em pelotão. Foi sob um aguaceiro que o pelotão abordou os metros finais. Manuel Cardoso não deu qualquer hipótese à concorrência, conseguindo a segunda vitória pessoal na “Alentejana” e a quinta da temporada, reforçando o estatuto de corredor mais vitorioso do pelotão português. Colectivamente, triunfou a LA-MSS. David Blanco foi o mais regular, conquistando a classificação dos Pontos. Na Montanha, brilhou o venezuelano Carlos Ochoa (Serramenti PVC Diquigiovanni-Androni Giocatolli), ao passo que o espanhol Francisco Martinez (Andalucia-CajaSur) levou para casa a camisola branca das Metas Volantes.
.
Declarações dos protagonistas: Héctor Guerra, vencedor: “Houve luta até final, porque todos estavam fortes e queriam ganhar. Felizmente, contei com o apoio dos meus companheiros até ao metro final. Irei entrar numa fase de repouso para depois reiniciar a preparação, tendo a Volta a Portugal em mente”.
.
David Blanco, segundo classificado e vencedor dos Pontos: “O segundo lugar dá-me moral para a Volta a Portugal. Quando tento, consigo bons resultados, pelo que estou satisfeito. No ano passado estiquei demasiado o pico de forma, não tendo o descanso devido para a Volta. Agora vou repousar sem bicicleta, antes de começar a preparar a Volta a Portugal”.
.
Manuel Cardoso, vencedor da etapa: “Estou muito satisfeito. Encontro-me num bom momento e vencer em Évora foi a cereja no cimo do bolo. O Héctor Guerra demonstrou ser o melhor, mas estamos todos de parabéns, porque foi uma vitória da equipa”.
.
Américo Silva, director-desportivo da Liberty Seguros: “O Héctor Guerra demonstrou ser o ciclista mais forte do pelotão nacional e a equipa provou ser muito forte. O Manuel Cardoso continua imparável”.
.
Geral Individual:
1º Héctor Guerra (Liberty Seguros), 19h27m17s
2º David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira), a 9s
3º Jackson Rodriguez (Serramenti PVC Diquigiovanni-Androni Giocattoli), a 37s
4º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 39s
5º Bruno Pires (LA-MSS), a 44s
6º Ángel Vicioso (LA-MSS), a 1m08s
7º Pedro Romero (LA-MSS), a 1m16s
8º Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Tavira), a 1m33s
9º Celestino Pinho (Barbot-Siper), a 2m01s
10º Francesco Bellotti (Barloworld), a 2m11s

Nenhum comentário: