segunda-feira, 21 de abril de 2008

João Cabreira foi o mais forte na “Primavera”


João Cabreira, da LA-MSS, deu o tom da festa poveira no final da 14ª edição da Clássica da Primavera - Troféu José Zeferino, hoje disputada na extensão de 157 quilómetros, num circuito em torno do Monte São Félix, na Póvoa de Varzim. Bruno Neves, seu colega de equipa, beneficiou da ausência de Manuel Cardoso, por opção técnica, para ascender ao comando da Taça de Portugal Elite.
Num dia de chuva e com a tradicional nortada poveira, Cabreira, natural da Aguçadoura, partiu para a corrida que preenche a sua rota habitual de treino com fortes expectativas, tendo em conta as selectivas características do percurso. No final revelou-se o mais forte de um grupo de quatro elementos que abordou de forma conjunta a Avenida dos Banhos, após uma derradeira ofensiva na penúltima das sete subidas ao Monte São Félix.

.
A vitória de Cabreira, vencedor da etapa da Srª da Graça, na Volta a Portugal, em 2006, foi acertada nos metros finais após um trabalho de preparação do sprint de Bruno Pires e do espanhol Angel Vicioso, ambos colegas de equipa, e que terminaram, respectivamente, na terceira e quarta posição. O segundo posto foi pertença de Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), o único resistente à hegemonia poveira claramente apostada em brilhar em "casa". No grupo principal, primeiro classificado foi Rui Costa (Benfica), que gastou com mais um 1m03s do que o vencedor, tendo-se antecipado a Bruno Neves (LA-MSS), sexto classificado e novo líder da Taça de Portugal Elite.

.
A corrida foi assinalada pela longa fuga empreendida por Tiago Machado (Madeinox-Boavista) ainda antes da primeira abordagem ao Monte São Félix. O campeão nacional de contra-relógio sub-23, rodou na companhia de Mário Costa (Benfica), numa escapada importante mas de parco proveito. A Machado, melhor português nas provas internacionais já disputadas em Portugal na presente época, a ambição passava pela vitória e coube-lhe somente o triunfo na montanha. Por sua vez, Mário Costa triunfou nas metas-volantes. A fuga do dia nunca chegou realmente a perigar o trabalho da LA-MSS, tendo claudicado na penúltima volta, após uma vantagem máxima conseguida em redor dos 2m30s.

.
Os quilómetros finais, já com a fuga vitoriosa a decorrer, foram protagonizados pela perseguição da Liberty Seguros, ainda que sem sucesso, permitindo a discussão a quatro nos metros finais da Clássica da Primavera. Colectivamente, a vitória pertenceu à LA-MSS. A próxima prova da Taça de Portugal Elite decorre a 11 de Maio, com a realização da “Clássica de Amarante”.

.
"Fizemos um grande trabalho e demos tudo para conseguir ganhar a corrida. Atacámos muito forte na penúltima subida. O Sérgio Sousa foi o único que nos conseguiu acompanhar. No final, senti-me bem e consegui vencer. Ganhar esta corrida, na minha terra, e com as cores poveiras é simplesmente espectacular. Estamos no bom caminho e, agora, há que trabalhar e dar o melhor nas próximas provas. Esta é uma equipa vencedora, hoje calhou-me a mim. Estou muito satisfeito"João Cabreira (LA-MSS), vencedor

.
"Na penúltima subida, os ciclistas da LA-MSS impuseram um passo muito forte na subida. Apercebi-me que estava na frente, que estávamos isolados dos restantes, e coube-me acompanhá-los até ao final, na tentativa de os surpreender. Ataquei no último quilómetro, mas fui alcançado. No sprint dei o meu melhor e fiz segundo. É um resultado positivo pois demonstra a evolução da minha forma, importante para as próximas corridas"Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), segundo classificado.

.
"A Taça de Portugal não era, propriamente, um dos objectivos da época mas, se calhar, passará a ser. Vou tentar fazer o máximo de pontos e lutar para defender a liderança nas próximas provas. Queríamos esta vitória e assumimos isso desde o primeiro quilómetro. Estamos de parabéns e confiantes para as próximas provas"Bruno Neves (LA-MSS), novo líder da Taça de Portugal Elite

.

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA


1º João Cabreira LA / MSS 4:04:00

2º Sérgio SOUSA Madeinox / Boavista 4:04:00 m.t.


3º Angel VICIOSO LA / MSS 4:04:00 m.t.

4º Bruno Pires LA / MSS 4:04:04 a 0:00:04

5º Rui COSTA Benfica 4:05:03a 0:01:03


6º Bruno Neves LA / MSS 4:05:03 m.t.

Nenhum comentário: